Tétano materno e neonatal erradicado na República Democrática do Congo
Os Serviços de Caridade SUD e outros parceiros, como a UNICEF EUA e a Kiwanis International, continuam a obter progresso num esforço global para eliminar o tétano materno e neonatal (TMN), uma doença que ameaça a vida das mulheres em idade fértil e de seus filhos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a eliminação do TMN na República Democrática do Congo (RDC).
Este marco foi alcançado apesar da contínua insegurança e conflitos na RDC, incluindo ataques a profissionais de saúde que lutam contra o Ebola e surtos de sarampo.
Até à data, 47 países erradicaram a TMN. Os sucessos recentes da iniciativa global incluem a erradicação do TMN na Etiópia, Haiti e Filipinas em 2017 e Quênia em 2018. Em 2019, a RDC e o Chade foram acrescentados à lista, deixando apenas 12 países em risco.
Os Serviços de Caridade SUD, o braço humanitário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e a UNICEF EUA estão em parceria desde 2013, trabalhando juntos para ajudar às crianças, fornecendo imunizações, apoiando crianças e famílias com serviços de emergência e atendendo às necessidades de educação e desenvolvimento dos refugiados.
Os Serviços de Caridade SUD apoiam a iniciativa global de erradicação do TMN desde 2014. Os fundos também foram utilizados no Sudão e no Sudão do Sul.
A OMS estima que cerca de 31 mil recém-nascidos morreram de tétano neonatal em todo o mundo em 2017, o último ano para o qual existem dados disponíveis. A erradicação é alcançada quando há menos de um caso de tétano neonatal por 1.000 nascimentos de crianças vivas em um ano, em todas as partes de um país.
O tétano é adquirido pela exposição aos esporos de bactérias comumente encontradas no solo. As mães que dão à luz fora das instalações sanitárias de higiene e que não receberam os benefícios da imunização estão em maior risco. As crianças infectadas durante ou imediatamente após o parto sofrem uma morte agonizante. Se uma mulher for adequadamente vacinada contra o tétano, ela terá imunidade durante a maior parte de seus anos ferteis.
Os Serviços de Caridade SUD patrocinam projetos de ajuda e desenvolvimento em 189 países e prestam assistência independentemente da raça, filiação religiosa ou nacionalidade.
Fonte: Newsroom