Perguntas e Respostas: Como podemos evitar um amor incorreto?
Quando falamos de amor, não há maior expressão de amor do que quando Deus enviou Seu Filho Unigênito à terra para expiar pelos pecados do mundo.
O Senhor Jesus Cristo enfatizou a importância do amor quando Ele ensinou o primeiro e grande mandamento “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” E o segundo e grande mandamento é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Com esses dois grandes mandamentos, podemos concluir que o amor é a essência de nossa existência mortal.
Entretanto, fica bem claro no mundo atual que o amor também pode descrever uma forte devoção a algo sem valor, como o amor pela contenda, por certas práticas, por certas coisas, entre outros. O uso do amor, desta maneira, é incorreto, mas como podemos evitá-lo?
Nos dedicar a algo que tenha um propósito eterno
Aprendemos a amar às pessoas que servimos, mas podemos escolher as áreas que queremos servir.
As coisas com as quais gastamos o nosso tempo, esforços e recursos se tornarão as coisas que amaremos.
Este amor pode ser o amor de uma mãe por seus filhos, à medida que ela dedica sua vida a nutri-los, ou o amor de um fazendeiro por sua propriedade, à medida que ele gasta seu tempo cuidando de sua plantação. Mas também pode ser o amor que uma pessoa desenvolve por jogos ilegais, enquanto essa pessoa investe todo seu dinheiro nisso.
Então, se queremos amar as coisas certas, precisamos nos dedicar ao que é certo, pois nosso amor por algo cresce proporcionalmente à nossa dedicação para com aquilo.
Podemos sempre ter certeza de que coisas que são eternamente orientadas, como servir nossa família e vizinhos, alimentar os famintos, confortar os doentes e aflitos, são áreas certas para servir.
Usar o tempo com sabedoria
Não podemos trazer o tempo de volta, por isso que o tempo é tão valioso. As atividades em que gastamos o nosso tempo influenciarão o que amamos.
Amar da maneira certa significa usar nosso tempo corretamente. Significa fazer coisas que contribuem para o nosso bem, participar de atividades que nos ajudarão a melhorar, estar com as pessoas que nos influenciem a viver em retidão, ler artigos e textos que enriquecem nosso conhecimento e sabedoria, etc.
Usar nosso tempo com coisas que nos fazem progredir é sinônimo de usar nosso tempo com sabedoria.
Sacrificar pelos motivos certos
Algumas pessoas podem dizer que sacrificar é a coisa mais nobre que pode ser feita, mas isso só é verdade quando fazemos sacrifícios para nossa melhoria e para a melhoria dos outros.
Um antigo ditado diz: “Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida.”
Dar peixe ao homem é um sacrifício que não é sábio, mas ensiná-lo a pescar não só aumenta sua capacidade de amar ao próximo como também dá ao homem a habilidade de melhorar.
Que possamos sempre aprender a amar – o tipo certo de amor.
Fonte: Faith.ph