Conheça uma ferramenta de animação fotográfica para dar vida aos seus antepassados
Fazer a história de sua família não é fácil, é um trabalho que exige muita paciência e dedicação. Principalmente se você é descendente de japoneses como eu e os registros estão todos em japonês. Sério, esses dias consegui um documento familiar e demorei umas duas horas para conseguir traduzir duas frases. E olha que eu tive que usar um monte de recursos.
Bom, mesmo que tenha dado bastante trabalho, acabei descobrindo o endereço do meu avô lá no Japão. Claro que ao olhar no Google Maps, as coisas eram, provavelmente, muito diferentes de como eram na época do meu avô. Mas o sentimento que eu tive enquanto descobria essas coisas, é algo único.
É como uma sensação de “lar”. Um sentimento de que eu já sabia daquilo mesmo não sabendo, faz sentido? Mas é aquele sentimento que temos ao encontrar um nome, ao encontrar um registro de casamento ou até mesmo uma foto, e automaticamente nosso amor por aquele familiar começa a crescer.
É bem verdade quando Malaquias nos ensinou:
“Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais.”
Então depois de encontrar essas informações, podemos até imaginar como eram nossos antepassados. Será que eles tinham um tique na perna? Uma mancha de nascença no braço? Tinham a risada engraçada?
Eu sempre ouvi que meu avô era um camarada bem sério, e até bem bravo às vezes. Que ele sempre gostava das coisas bem certinhas. Mas eu nunca tive a chance de conhecê-lo porque ele faleceu alguns anos antes de eu nascer.
Só que graças a tecnologia, eu pude trazer meu avô de volta à vida. Não, eu não fiz nenhuma feitiçaria.
Na semana passada, aconteceu um super evento sobre genealogia e história da família, o RootsTech Connect. E durante esse evento, o MyHeritage divulgou a sua mais nova ferramenta de animação fotográfica.
Por meio dessa ferramenta, você pode fazer o upload de uma foto e o programa faz uma animação dessa foto (que nem aquelas fotos do Harry Potter, sabe?). Dessa maneira, você pode ter uma noção mais palpável de como eram seus antepassados.
Em uma postagem em seu blog, o MyHeritage disse:
“Você às vezes se pergunta como seus ancestrais se moveram ou sorriram vida real? Agora você pode ver os seus antepassados, de gerações passadas, como nunca antes! Este nosso recurso em nossa ferramenta de fotografias produz uma representação realista de como uma pessoa de uma foto antiga poderia ter se movido se eles fossem capturados em vídeo.”
É uma ferramenta bem facinha de ser utilizada:
- Baixe o aplicativo MyHeritage usando iOS ou Android, ou você pode acessar o site deles também.
- Faça seu login. (Se você não tiver cadastro, você pode fazer um bem rapidinho e gratuitamente)
- Envie a foto que deseja animar.
- Toque na imagem e, em seguida, toque no ícone de animação. Depois de alguns momentos, você pode baixar e compartilhar com os amigos.
E foi assim que eu pude conhecer um pouquinho mais do meu Jichan (vovô em japonês).
Ele parece ser meio sério né?
A tecnologia é mesmo uma grande bênção em nossos dias, e como sou grata por alguém ter pensado nessa ferramenta e me ajudar a ter meu coração voltado para meu antepassados.