Como tornar meu lar mais centralizado em Cristo?
A rotina diária nem sempre é tranquila. Geralmente temos tantas coisas a fazer, trabalho, estudo, filhos, casa e, sem organização podemos esquecer do que é mais importante: estar em sintonia com o Espírito e trazê-lo para o nosso lar.
Como podemos vivenciar sentimentos de felicidade e sentir mais a presença do Espírito Santo em nosso lar? Como tornar o nosso lar um lugar santo e de paz?
Existem exemplos motivadores de felicidade contínua em famílias e lares para nos tranquilizar. E esses exemplos nos fazem enxergar como isso pode acontecer conosco e com nossa família. Vocês já leram esse relato em 4 Néfi?
“E aconteceu que não havia contendas na terra, em virtude do amor a Deus que existia no coração do povo.
E não havia invejas nem disputas nem tumultos nem libertinagens nem mentiras nem assassinatos nem qualquer espécie de lascívia; e certamente não poderia haver povo mais feliz entre todos os povos criados pela mão de Deus.
Não havia ladrões nem assassinos; nem havia lamanitas nem qualquer espécie de itas, mas eram um, os filhos de Cristo e herdeiros do reino de Deus.
E quão abençoados eram eles! Porque o Senhor os abençoou em tudo que fizeram; sim, foram abençoados e prosperaram até haverem decorrido cento e dez anos. E a primeira geração depois de Cristo tinha morrido; e não havia contendas em toda a terra”.
O ódio vai ser dissipado pelo amor
Aquele momento de felicidade não durou para sempre. O relato em 4 Néfi descreve os sintomas graduais de declínio espiritual entre um grupo de pessoas boas: orgulho cresceu gradualmente, deixaram de compartilhar uns com os outros o que possuíam; começaram a se enxergar em classes superiores ou inferiores; diminuíram sua fé em Jesus Cristo, o que levou ao ódio e a cometer todos os tipos de pecado. Este é um padrão que apareceu ao longo dos tempos entre todos os povos, em congregações e, infelizmente, nas famílias.
À medida que vocês ajudarem sua família a desenvolver e aumentar sua fé em Jesus Cristo todos sentirão o desejo de se arrependerem, substituindo o orgulho pela humildade. À medida que começarem a sentir o que o Senhor lhes concedeu, elas vão querer compartilhar de maneira mais generosa, serão mais gratos.
A rivalidade por proeminência ou reconhecimento vai diminuir. O ódio vai ser dissipado pelo amor. E, por fim, tal como aconteceu com o povo convertido pelo rei Benjamim, o desejo de fazer o bem vai fortalecê-los contra a tentação do pecado. O povo do rei Benjamim testificou que eles não tinham “mais disposição para praticar o mal” (Mosias 5:2).
O Presidente Henry B. Eyring deu a chave e um conselho:
“Portanto, desenvolver fé em Jesus Cristo é o começo para reverter o declínio espiritual em sua família e em seu lar. Vocês vão liderar melhor pelo exemplo. Os membros de sua família e outras pessoas devem vê-los desenvolvendo sua própria fé em Jesus Cristo e no evangelho Dele.
Vocês recentemente receberam uma grande ajuda. Os pais na Igreja foram abençoados com um currículo inspirado para indivíduos e famílias. À medida que o usarem, vocês vão edificar sua fé e a fé de seus filhos no Senhor Jesus Cristo.” (Um lar onde o Espírito do Senhor habita, abril de 2019)
E por meio das palavras de nosso querido Presidente Eyring, separamos algumas coisas que precisamos fazer para tornar nosso lar mais santo.
1- Priorizem o estudo do evangelho no lar
“Assim como a muda de uma planta, tal fé em Jesus Cristo vai murchar a não ser que vocês encontrem determinação contínua para ponderar e orar para que ela aumente.” (Henry B. Eyring)
Dentre tantas tarefas do dia, separe um tempo para estudar as escrituras todos os dias, tornando isso uma prioridade. Faça o estudo do Vem e Segue-me e desenvolvam a fé de toda a família. A leitura das escrituras diária traz orientação e paz.
Doutrina e Convênios 88:119 nos ensina: Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias e estabelecei uma casa, sim, uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de aprendizado, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus.
2- Orem em família
“Além de seu exemplo para desenvolver fé, sua oração em família tem papel fundamental em fazer de seu lar um local sagrado.
(…) Para mim, o antigo ditado “A família que ora unida permanece unida” poderia ser expandido para “A família que ora unida é unida, até mesmo quando estão distantes”. (Henry B. Eyring)
Ajoelhar em família e orar uns pelos outros com amor, ajuda no desenvolvimento da fé e cria laços mais fortes de amor e união. Quando oramos também podemos desenvolver mais humildade e reconhecer as bençãos dadas pelo Senhor.
3- Arrependam-se sempre que for necessário
“Pelo fato de que nenhum de nós é perfeito e de que sentimentos são facilmente feridos, famílias podem se tornar santuários sagrados somente se nos arrependermos imediatamente e de forma sincera. Os pais podem dar o exemplo. Podemos nos arrepender de palavras duras e indelicadas de maneira rápida e sincera. Um simples “desculpe-me” pode curar feridas e convidar tanto o perdão quanto o amor.” (Henry B. Eyring)
Sem arrependimento é impossível ter paz e amor no lar. Todos erramos e precisamos pedir perdão a quem magoamos quando falamos rudemente, por exemplo.
4 – Devemos falar com amor
O hino da Primária “Fala-se com amor” nos ensina:
Todos os dias vejo minha mãe se ajoelhar
Com toda a família e ao Pai Celeste orar
A sua oração afasta meu temor
Em nossa casa, fala-se com amor.
Eu me sinto perto do Senhor,
Quando falo com muito amor.
Quando falamos com amor convidamos o Espírito do Senhor e trazemos sentimentos bons para a nossa família. Devemos repreender sim quando necessário, mas demonstrar amor logo em seguida.
Por fim, o Élder Henry B. Eyring ensinou:
“Vocês encontrarão suas maiores alegrias ao se esforçarem para tornar seu lar um local de fé no Senhor Jesus Cristo e um local preenchido de amor, o puro amor de Cristo. A Restauração do evangelho começou com uma pergunta humilde ponderada em um lar humilde, e ela pode ser feita em nosso lar à medida que continuamos a estabelecer e a praticar os princípios do evangelho (…)
Minha promessa a vocês é uma promessa que um membro do Quórum dos Doze Apóstolos fez a mim. Eu havia dito a ele que, por causa de escolhas que alguns familiares fizeram, eu duvidava que poderíamos permanecer juntos no mundo vindouro. Lembro-me de que ele disse: “Você está se preocupando com o problema errado. Simplesmente viva de modo a ser digno do reino celestial, e sua situação familiar será mais maravilhosa do que pode imaginar”.
E então, como você fortalece seu lar espiritualmente? Compartilhe conosco!