MaisFé.org

Como posso controlar meus pensamentos ao ver uma mulher atraente?

Pergunta:

Olá

Preciso saber como um homem santo dos últimos dias deve agir ao ver outras mulheres atraentes em público. Talvez eu precise saber o que o Senhor espera. Eu percebi que, se eu ver uma jovem atraente em público, normalmente eu daria uns dois ou três “olhares”, sem a intenção consciente de olhar para qualquer parte específica do corpo. Mas talvez eu esteja racionalizando.

Eu me pergunto se isso é luxúria? Quando isso acontece, não tenho fantasias de cometer atos imorais. Eu apenas as noto e me sinto inclinado a olhar por mais tempo. Em que ponto ficar observando alguém se torna luxúria?

O padrão de “olhar” é diferente para homens solteiros e homens casados? Certa vez, anos atrás, tentei andar pelos corredores da minha universidade sem olhar sequer uma vez para nenhuma das garotas, e a disciplina mental exigida parecia extremamente irrealista. Eu não pude deixar de vê-las. Mas se você olhar, então algo dentro de você começa a se agitar.

Como alguém consegue ver todas essas irmãs vestidas de maneira imprópria em vários níveis sem se sentir atraído de alguma forma? Para mim, parece um esforço inútil. Onde o Senhor nos diz para traçar o limite?

Assinado: Alguém preocupado

Resposta:

Prezado,

O pecado está na mente (ou, em termos bíblicos, no coração.) O Senhor disse a Samuel:

Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. ( 1 Samuel 16: 7).

Percebemos o mundo ao nosso redor por meio de nossos cinco sentidos, mas cada sentido tem duas partes: tocar e sentir, provar e saborear, cheirar e saborear, ouvir e escutar, ver e olhar. Uma dessas partes é gerada externamente, a outra é gerada internamente.

Uma delas é uma interpretação dos sentidos. Essa parte está sob nosso controle e a qual somos responsáveis. Nas palavras de Alma:

 Porque nossas palavras nos condenarão, sim, todas as nossas obras nos condenarão; … e nossos pensamentos também nos condenarão (Alma 12:14).

O Salvador ensinou isso dessa maneira:

Eu vos digo, porém, que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:28).

Não faz diferença quantos segundos você olha para uma mulher se nenhum pensamento impuro entrar em sua mente.

Você expressou o quanta é difícil resistir ao impulso de olhar para mulheres que passam por você. Como você sabe, isso acontece por causa de um estímulo natural de um corpo saudável. Mas esses estímulos devem ser mantidos sob controle. Ao reconhecer esses estímulos nunca permita-os conduzi-lo pelo caminho de pensamentos ou fantasias impuros. Claro que isso não é uma tarefa fácil, mas existem algumas técnicas que podem lhe ajudar:

Ao passar por uma mulher atraente faça a si mesmo a seguinte pergunta e se concentre apenas nela: “Qual é a cor dos olhos dela?”. Parece algo simples demais. Mas os olhos são a janela da alma. Olhar para os olhos de alguém é bem diferente do que olhar para qualquer outra parte do corpo.

Outra abordagem interessante e eficaz para manter uma mente limpa é imaginar-se na companhia do Salvador. Se Ele estivesse andando ao seu lado, pensamentos impróprios ficariam longe de sua mente. Jesus Cristo disse:

“Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais.” (D&C 6:36)

Se tivermos o Salvador em nossa mente, poderemos seguir em frente com coragem sabendo que faremos o certo em qualquer circunstância em que nos encontrarmos. Por meio disso podemos encontrar paz de espírito.

Esta é uma tradução do artigo escrito originalmente por Clay Gorton e foi publicado no site askgramps.org com o título “How can I control my thoughts when looking at girls?”.

Relacionado:

 7 lições que os maridos podem aprender com os guerreiros de Helamã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *