MaisFé.org

Como cada um dos Doze Apóstolos originais morreu?

Eu estava recentemente lendo sobre os apóstolos em um site popular cristão quando me deparei com uma lista de como cada apóstolo supostamente faleceu. Eu sabia que vários deles tinham sido mortos brutalmente, mas eu ainda estava chocado com alguns dos detalhes. Só por curiosidade, fiz a minha própria pesquisa sobre o mesmo tema, e vocês estão prestes a ler logo abaixo.

OBSERVAÇÃO 1: estas mortes são meio macabras, então prepare-se.

OBSERVAÇÃO 2: muitos detalhes sobre as mortes dos apóstolos não estão incluídos na narrativa da Bíblia ou mesmo em ChurchofJesusChrist.org. Muitos vêm de fontes históricas tangenciais, apócrifas ou não-antigas. Deixei os links para essas fontes, mas não ficaria surpreso se um detalhe ou outro estiver incorreto. Só avisando.

  1. Simão Pedro

Se você já ouviu falar da morte de algum dos apóstolos, provavelmente foi a de Pedro. Depois de vários julgamentos em Roma, ele foi crucificado. Mas, sentindo-se indigno de ser crucificado da mesma maneira que seu Salvador, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, em uma cruz invertida, e assim foi.

Denial of Saint Peter

  1. André (irmão de Pedro)

André não é mencionado muito na Bíblia—e há ainda menos informação disponível sobre as circunstâncias de sua morte. Mas aqui está o que o National Geographic tem a dizer sobre isso:

“De acordo com o historiador religioso do século XV, Dorman Newman, André—o irmão de Pedro—foi para Patras, na Grécia Ocidental em 69 d. C., onde o procônsul romano Aegeates debateu sobre religião com ele. Aegeates tentou convencer André a abandonar o cristianismo, para que ele não tivesse que torturá-lo e executá-lo. Mas quando isso não deu certo, aparentemente ele decidiu dar a André o tratamento completo. André foi açoitado, e então amarrado em vez de ser pregado a uma cruz, de modo que ele iria sofrer por mais tempo antes de morrer. André viveu por dois dias, durante os quais pregou a transeuntes.”

  1. João, o Revelador (também João, o Amado)

O pensamento cristão tradicional assume que João, o Revelador, morreu de causas naturais na Ilha de Patmos, onde viveu no exílio. No entanto, de acordo com a crença dos Santos dos Últimos Dias, acreditamos no que está em Doutrina e Convênios 7:

E O Senhor disse-me: João, meu amado, o que desejas? Pois se pedires o que desejas, ser-te-á concedido.

E eu disse-lhe: Senhor, dá-me poder sobre a morte, para que eu viva e traga almas a ti.

E o Senhor disse-me: Em verdade, em verdade te digo: Visto que o desejaste, permanecerás até que eu venha em minha glória e profetizarás perante nações, tribos, línguas e povos.

Então João pode estar vagando por aí, pregando o evangelho enquanto você lê esse artigo.

John the Revelator

  1. Tiago (irmão de João)

Nós realmente temos algumas escrituras da Bíblia sobre Tiago, e começa em Atos 12:1-2:

E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar.

E matou à espada Tiago, irmão de João.

E foi isso. Herodes era um cara do mal.

  1. Bartolomeu (também conhecido como Nataniel)

Muito pouco se sabe sobre a morte de Bartolomeu. Algumas fontes simplesmente dizem que ele foi martirizado, enquanto outras dizem que ele foi esfolado vivo e decapitado. Uma fonte diz que ele foi “esfolado por facas.” “Esfolado” pode significar simplesmente descascar a pele, mas também pode ser a pele sendo removida por causa de espancamento severo ou chicoteamento. E de fato, outra hipótese sugere que chicotadas severas rasgaram a pele de Bartolomeu “em pedaços.” O tema comum entre as diferentes teorias é que, seja qual for a causa, foi provavelmente desagradável.

  1. Filipe

As pessoas parecem discordar sobre as circunstâncias da morte de Filipe. Uma fonte sugere que ele foi enforcado, outra sugere crucificação durante seu ministério no Egito. As pessoas não eram grandes fãs de missionários cristãos naquela época.

  1. Tomé

Todas as fontes que encontrei sobre a morte de Tomé sugerem que foi esfaqueado com uma lança durante o seu ministério na Índia.

Credo.

  1. Mateus (o cobrador de impostos)

Este site cristão diz que Mateus “tornou-se missionário e foi preso na Etiópia. Foi lá que ele foi empalado por lanças e, em seguida, decapitado. Nada muito além disso é conhecido já que Mateus estava em um lugar tão remoto na África e foi para onde poucos historiadores ou cristãos se aventuraram a ir.”

E outra versão diz que, de acordo com a lenda, Mateus foi esfaqueado na Etiópia.

  1. Tiago (que não é irmão de João)

Teoria 1: Tiago foi crucificado durante seu ministério no Egito (seja avisado que o Wikipédia é a fonte para isso. Então, não leve tão a sério)

Teoria 2: Tiago “morreu como mártir e seu corpo foi serrado em pedaços.”

Teoria 3: em uma idade avançada ele foi espancado, apedrejado, e depois enterrado ao lado do templo.

Teoria 4: Tiago estava pregando em cima de um muro quando líderes religiosos judeus decidiram empurrá-lo. Aparentemente ele sobreviveu, por isso, eles o apedrejaram e o espancaram até à morte com uma clava.

  1. Judas (não confundir com Judas Iscariotes)

De acordo com a Igreja Ortodoxa na América, Judas estava na Armênia quando foi crucificado e atingido com flechas cerca de 45 anos (mais ou menos) após a morte de Cristo.

  1. Simão, o Zelote (não Simão Pedro)

Teoria 1: Ele morreu “pacificamente em Edessa”, um local que atualmente está em algum lugar na Turquia.

Teoria 2: Este site católico também alegou que Simão, o Zelote, morreu em Edessa, mas que foi crucificado. Uma morte menos pacífica do que a nossa primeira teoria.

Teoria 3: ele foi um missionário na África, e depois na Inglaterra, onde foi crucificado por volta de 61 d.C.

  1. Judas Iscariotes

A Bíblia também nos ajuda com esta história. Mateus 27: 3-5 diz:

“Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, devolveu, arrependido, as trinta moedas de prata aos principais dos sacerdotes e aos anciãos,

Dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.

E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.”

Judas Iscariot betraying Christ

Mas Atos 1:16-19 nos dá uma imagem totalmente diferente de sua morte:

“Homens irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus;

Porque foi contado conosco e teve parte neste ministério.

Ora, este adquiriu um campo com o salário da iniquidade; e precipitando-se, arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.”

Na crença Santo dos Últimos Dias, acho que estamos mais habituados à teoria da forca, mas quem sabe. Não importa muito no final.

Agora você já sabe

É interessante saber um pouco mais sobre como esses apóstolos morreram, mas é eternamente mais importante estudar o que eles fizeram e ensinaram ao longo de suas vidas. As cartas de Pedro, o Evangelho Segundo São Mateus e São João, etc. É onde estão as coisas boas. Se você ainda não teve tempo para estudar a vida destes homens e do Mestre que serviram, eu os encorajo a fazê-lo.

Fonte: Third Hour

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *