Irmã Bingham fala sobre a importância do acesso à educação para mulheres
No dia 08 de março, o discurso da irmã Jean B. Bingham, Presidente Geral da Sociedade de Socorro, abriu o 5º Simpósio do Dia Internacional da Mulher na Diplomacia. Ela se reuniu virtualmente com outras líderes de todo o mundo no dia Internacional da Mulher e elogiou as mulheres por sua força durante o ano passado.
“Algumas de vocês perderam entes queridos, outras passaram por mais ansiedade ou depressão e algumas estão lidando com os efeitos financeiros – todos problemas que podem sobrecarregar nossa saúde mental e física. Tiro o chapéu para vocês… por tudo que estão realizando nesses desafios difíceis.”
Ao representar a Igreja de Jesus Cristo e suas 7,5 milhões de mulheres, a irmã Bingham enfatizou sua crença de que “cada mulher e menina nesta terra é uma filha amada de Deus”.
“Essa crença me dá esperança de que as circunstâncias que oprimem a tantos possam ser superadas ao lembrarmos nossa origem comum. Minha fé no poder da bondade me faz seguir em frente com otimismo.”
Durante seu discurso ela falou sobre a importância da educação para as mulheres e citou que um dos maiores obstáculos se obter sucesso e felicidade é a falta de oportunidade de estudo, especialmente a incapacidade de ler e escrever.
Ela citou que aproximadamente 14% da população mundial é analfabeta e dois terços dos analfabetos são mulheres. Apenas 39% dos países do mundo oferecem oportunidades iguais de educação para meninos e meninas.
Um estudo do Citi Global Perspectives & Solutions em cooperação com a Plan International reportou que atingir 100% de taxas de conclusão do ensino médio para meninas até 2030 por meio de uma série de intervenções, poderia aumentar o PIB nas economias emergentes em uma média de 10% e geraria retornos econômicos ainda maiores após 2030.
A presidente Bingham citou a iniciativa de Alfabetização do Evangelho da Igreja como um exemplo de como trabalhar com a questão da educação.
Ela explicou que o programa começou na África Ocidental e tem como objetivo ajudar as mulheres a obter habilidades suficientes para poder ajudar seus próprios filhos em sua educação para que possam servir como professores ou líderes em suas congregações locais.
“Em minha vida profissional e pessoal, tenho visto mulheres se tornarem capacitadas quando receberam – e abraçaram – a oportunidade de estudar.”
Ao encerrar a irmã Bingham agradeceu a todos que se esforçam para que as mulheres tenham segurança, recursos e oportunidades. E deixou um convite para todas as mulheres:
“Estendo um convite a cada uma de nós para aproveitar as vantagens que temos a fim de criar mais oportunidades para nossas irmãs em todo o mundo. Que tenhamos coragem e sabedoria para assim fazer, com urgência e eficácia.”
Fonte: Church News