A Igreja de Jesus Cristo publica o panfleto “Muçulmanos e Santos dos Últimos Dias”
No dia 19 de outubro, o Élder David A. Bednar e o Élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, encorajaram os Santos dos Últimos Dias a melhor entenderem e encontrarem coisas em comum com os 1,8 bilhões de seguidores do Islã e introduziram um novo panfleto da Igreja, “Muçulmanos e Santos dos Últimos Dias: Crenças, Valores e Estilos de Vida.”
Sua mensagem conjunta veio no final de uma conferência de dois dias, “O Mundo Islâmico Hoje: Assuntos e Perspectivas”, que foi realizada na Brigham Young University. De acordo com o site da conferência, seu objetivo era “proporcionar uma introdução intensiva, mas acessível, a aspectos-chave do Islã e deixar claro por que essa informação é relevante, e essencial, para a cidadania informada de hoje.”
Como relatado pela Sala de Imprensa, o Élder Gong encorajou os Santos dos Últimos Dias a aprender mais sobre seus vizinhos muçulmanos, porque tal conhecimento “nos ajudará a ser mais gentis e precisos no que dizemos e sentimos uns pelos outros.”
O Élder Bednar também acrescentou: “as duas fés são diferentes em muitas de nossas doutrinas centrais, mas muitos de nossos valores e modos em que praticamos nossa respectiva fé são semelhantes e refletem nosso amor por Deus e pelo próximo.”
Ambos os apóstolos falaram sobre a importância da liberdade religiosa e destacaram recursos para aumentar a compreensão mútua para ajudar os muçulmanos e os Santos dos Últimos Dias a se entenderem melhor.
O Élder Bednar comentou que a Igreja sente “muito fortemente a liberdade religiosa não só por nós mesmos, mas por todos”. Como alguns muçulmanos nos EUA ou em outros lugares do mundo, membros de nossa Igreja têm sentido os efeitos da perseguição, e nos unimos com pessoas boas em todos os lugares na condenação de tais ações.”
Também pode ser interessante: A razão por trás da reunião de um importante líder muçulmano com Santos dos Últimos Dias
O Élder Gong também citou reuniões de líderes da Igreja com líderes muçulmanos nos últimos dois anos no Sudão e países da Ásia e Oceania, bem como o Fórum Inter-religioso do G20 2021, na Itália.
“Ao nos encontrarmos com líderes muçulmanos em todo o mundo”, disse Elder Gong, “falamos sobre defender a liberdade religiosa. As pessoas de fé precisam de se unir pela tolerância e dignidade das pessoas de todas as crenças religiosas.”
O novo panfleto da Igreja, “Muçulmanos e Santos dos Últimos Dias: Crenças, Valores e Estilos de Vida” estará disponível em breve no aplicativo Biblioteca do Evangelho, e surgiu por meio de anos de colaboração entre líderes da Igreja e imãs muçulmanos. O panfleto irá delinear áreas-chave de pontos em comum e diferenças de crenças, incluindo:
- A crença fundamental em Deus como nosso criador onisciente e onipotente.
- O papel vital dos profetas para fornecer orientação de Deus.
- A doutrina de que a revelação de Deus dada através de mensageiros é escritura e fundamental para compreender a vontade de Deus, cumprir compromissos e adorar fielmente.
- A compreensão de que podemos e devemos nos comunicar com Deus por meio da oração diária.
- A importância da pureza e da castidade.
- O valor das mulheres e o seu papel essencial na sociedade e no lar.
- A família como unidade fundamental da sociedade e fonte essencial de alegria.
- A crença de que Jesus Cristo desempenha um papel importante, embora diferente, para ambos os grupos de fé.
“Jesus Cristo ensina que os dois grandes mandamentos são amar a Deus e amar uns aos outros”, disse o Élder Gong. “Uma maior compreensão uns dos outros ajuda-nos a amar-nos mais uns aos outros. Que aprendamos a compartilhar e entender abertamente e com precisão, para que possamos nos encontrar com mãos estendidas de respeito e boa vontade, não com punhos cerrados de ignorância ou antagonismo.”