DestaquesMaisFé.orgNotícias

Perguntas e Respostas: Serei prejudicado por ser dessa tribo?

Pergunta:

“Tirei minha bênção patriarcal e descobri que sou da Tribo de Dã. Fui estudar a respeito e aprendi que as pessoas dessa tribo na antiguidade eram iníquas e desobedientes ao Senhor. Serei prejudicado por ser dessa tribo?”

Resposta:

Essa pergunta é muito interessante. Será que herdamos os pontos fortes, fracos ou negativos da tribo a qual pertencemos? Uma resposta bem direta é não. Mas vamos explorar um pouco mais esse assunto.

Por que tenho que pertencer a uma das Doze Tribos de Israel?

Quando decidimos ser batizados e seguir os mandamentos de Cristo passamos a ser contados como descendestes de Abraão e assim somos contados membros de sua família. Em Gálatas 3, aprendemos:

“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisso não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E se sois de Cristo, logo sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”

Então, mesmo que não tenhamos uma descendência sanguínea com Abraão, somos adotados por meio dos convênios que fazemos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Como sabemos a qual linhagem de Abraão pertencemos?

Todo membro digno da Igreja tem a oportunidade de receber uma bênção patriarcal, que é como uma escritura individual para cada filho de Deus. Uma bênção patriarcal é dada por um portador do sacerdócio no ofício de patriarca e a recebemos por imposição de mãos.

Durante a bênção, o Senhor revela ao patriarca qual linhagem da casa de Israel aquela pessoa pertence, ou seja, qual é a sua descendência entre as Doze Tribos de Israel.

As Doze Tribos são formadas pelos filhos do antigo patriarca Jacó do Velho Testamento e eles são : Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, Naftáli, Gade, Aser, José e Benjamim. Além de seus filhos Jacó adotou dois de seus netos como sendo seus próprios filhos. Eles eram os filhos de José e Asenate, Efraim e Manassés. Estes também são considerados como tribos de Israel.

“Serei prejudicado por ser dessa tribo?”

Cada tribo carrega promessas, bênçãos e responsabilidades. Hoje, ainda não temos muitas informações sobre se ser de determinada tribo implica e se isso fará alguma diferença no futuro ou na vida após a morte.

O que sabemos é: todos temos o arbítrio e não é porque Dã ou Judá tomaram decisões erradas em suas vidas que seus descendentes terão o mesmo caminho. A escolha de fazer o que é certo é individual, e não depende da tribo a qual pertencemos.

Nossa tribo não é como um signo no Horóscopo, ela não determina nossa personalidade, características, decisões ou obediência.

Conclusão

Lembre-se que sua bênção patriarcal é um guia para a sua vida e nem todas as promessas que Deus tem para você estão nela. Na verdade, por meio dela você pode aprender o que mais o Senhor tem e espera que você alcance por meio da revelação.

Então, não se preocupe com os erros cometidos por homens falhos no passado. Apegue-se ao fato de hoje fazer parte do povo convênio do Senhor e de ter uma linhagem em Sua família.

Viva o evangelho de Jesus Cristo, seja digno de entrar no templo e guarde os convênios que fez com o Pai Celestial. Se esforce para ser um discípulo ou discípula de Cristo, é isso o que Deus espera de você. Espero ter ajudado.

Ah, estou deixando uma pequena lista de ótimos artigos em nosso site sobre as Doze Tribos e bênção patriarcal aqui embaixo. 😉

Pode ser interessante:

Perguntas e Respostas: Por que é importante saber que sou de uma linhagem na casa de Israel?
Perguntas e Respostas: uma pessoa pode ter duas linhagens na casa de Israel?
As Doze Tribos de Israel: Efraim
Por que membros da mesma família podem ser de diferentes tribos de Israel?
Perguntas e Respostas sobre o evangelho: quem é da tribo de Manassés hoje?

Vídeos relacionados:

O post Perguntas e Respostas: Serei prejudicado por ser dessa tribo? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *