Por que as mulheres usam vestidos ou saias nas reuniões de domingo?
Vestir-se apropriadamente não tem tanto a ver com a nossa roupa e mais com o que ela significa.
Enquanto outras roupas podem ainda ser perfeitamente modestas, elegantes ou profissionais, as mulheres são aconselhadas a usar vestidos para promover um certo espírito de reverência. Os vestidos são geralmente reservados para ocasiões especiais. Vestidos modestos e simples mostram respeito e convidam o Espírito pela forma como afetam nossas atitudes.
Da mesma forma, os homens não usam apenas uma camisa bonita e calças para a Igreja. Usam camisa social, gravata e calça social. Isto é para mostrar um espírito de reverência que não é comunicado por roupas mais casuais. Missionários e pessoas que trabalham no templo também são convidados a seguir certos padrões de vestuário para mostrar respeito por seus chamados e definir um certo tom sobre o seu trabalho.
O Élder D. Todd Christofferson recentemente abordou esta questão: “não é realmente sobre nós. Agir e se vestir de forma a honrar eventos e lugares sagrados é sobre Deus” (“A Sense of The Sacred,” New Era, junho de 2006, 31).
No Manual Geral, no tópico “Vestuário e Aparência”, lemos:
“Para a reunião sacramental, as pessoas usam suas melhores roupas dominicais disponíveis para mostrar respeito pela ordenança do sacramento.”
Como diz no livreto Para o Vigor da Juventude, vestir-se adequadamente mostra respeito pelo Senhor e por si mesmo, e “seu comportamento e modo de vestir-se no Dia do Senhor devem demonstrar respeito pelo Senhor e por Seu dia santificado.”
Também pode ser interessante: A surpreendente e significativa história por trás da palavra “Sacramento”
Vestir roupas formais no dia do Senhor faz com que o domingo seja diferente do resto da semana em nossas mentes e, portanto, em nossas ações. O Senhor nos deu este conselho a respeito de nossa aparência para nos ajudar, e aqueles ao nosso redor, desenvolver um senso de reverência e sentir o Espírito.
É importante ressaltar também que não devemos julgar as pessoas pelas roupas que vestem ou por sua aparência, ou até mesmo impedir sua adoração a Deus nas capelas. O Manual Geral declara:
“Os membros e líderes não devem julgar as outras pessoas com base em roupas e aparência. Eles devem amar todas as pessoas, como o Salvador ordenou (ver Mateus 22:39; João 13:34–35). Todos devem ser bem recebidos nas reuniões e atividades da Igreja.
Ao emitir recomendações para o templo e chamados de ala e estaca, os líderes consideram a dignidade e a orientação do Espírito.”
Fonte: ChurchOfJesusChrist.org