Perguntas e respostas: O que significa “e sua fala sussurrará desde o pó?”
Pergunta
Em 2 Néfi 26:16 lemos, “Pois os que forem destruídos falar-lhes-ão da terra e sua fala será fraca desde o pó e a sua voz será como a de um que tem um espírito familiar; pois o Senhor Deus dar-lhe-á poder para sussurrar a respeito deles, como se fosse da terra; e sua fala sussurrará desde o pó.” A quem essa escritura se refere? Temos lido esse versículo diversas vezes, junto com os versículos com anteriores e posteriores, e não chegamos a nenhuma conclusão. Agradeço pela ajuda.
Resposta
Em todas as probabilidades, nessa passagem das escrituras, Néfi fala sobre a destruição da antiga civilização nefita. Por causa da iniquidade e incredulidade eles foram “lançados no pó” e destruídos. Apesar dos nefitas terem sido destruídos e não terem posteridade, as palavras deles sussurrariam do pó.
O Élder Orson Pratt afirmou:
“Nunca ouve uma profecia tão verdadeiramente cumprida como essa sobre o surgimento do Livro de Mórmon. Joseph Smith retirou aquela sagrada história “da terra.” São as vozes de profetas antigos da América, falando “da terra.” É uma linguagem mais familiar dos feitos de tempos antigos. É a voz daqueles que adormecem na terra. É a voz de profetas mortos, clamando arrependimento aos ouvidos dos que vivem.
Como uma nação, que foi destruída, poderia falar “da terra?” Poderiam falar através de seus corpos, seu pó, ou suas cinzas? Ou “sussurrar desde o pó?” Verdadeiramente, não. Eles podem falar somente através de seus registros ou pelos livros que escreveram enquanto vivos. As vozes, os discursos ou palavras deles, só podem ser “faladas da terra” ou “sussurradas desde o pó” através do descobrimento de seus livros e registros.”
O poder para traduzir o Livro de Mórmon foi dado a Joseph Smith para que nós pudéssemos receber os testemunhos dos profetas que viveram no continente americano. Desta maneira, eles poderiam falar ou sussurrar “como se fosse da terra”
Em seu livro “The Millenial Messias”, o Élder Bruce R. McConkie afirmou:
“Desde o princípio, o Senhor ordenou que o Livro de Mórmon fosse revelado através da terra como se fosse uma voz da terra, como verdade brotando da terra. O simbolismo e as imagens disso são lindas. Assim como a revelação desce do céu para regar a terra, a planta do evangelho cresce pela terra para prestar testemunho de que as chuvas celestiais contêm poder vivificador.”
O céu e a terra se unem para testemunhar as verdades da salvação. Suas vozes combinadas são a voz da restauração, a voz da gloria, da honra e da vida eterna, a voz que vem do céu, e a voz que surge da terra.”
Fonte: AskGramps